Fazemos acontecer

70 anos de voo

Publicado na Revista Monte Alegre | 12ª Edição | Janeiro | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Aeroporto passa por municipalização e registra mais de 5.200 voos em 2012

Já são mais de 70 anos. Afinal, o Aeroporto Comendador Pedro Morganti está no local, na estrada que liga a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ao bairro Monte Alegre, desde 19 de abril de 1942. E a novidade, anunciada nos últimos dias de 2012, é que foi municipalizado, ou seja, deixa de ser administrado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e passa a ser gerenciado pelo município.

O documento de transferência foi assinado no último dia 28 de dezembro, em São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas as mudanças das instalações só devem acontecer, segundo fontes estaduais e municipais, no final deste ano ou no começo de 2014. Pela avaliação da prefeitura, o custo mensal com a manutenção do aeroporto fica em R$ 25 mil e a receita gira entre R$ 25 mil e R$ 30 mil. O entendimento da administração é de que o local está subutilizado e que pode ser ampliado o número de hangares, que hoje são sete. A transferência vinha sendo solicitada desde agosto.

O aeroporto faz parte da paisagem piracicabana desde a entrada, com o busto reluzente do incentivador da criação, o patrono Pedro Morganti. A placa comemorativa da inauguração lembra que o presidente da época era Getúlio Vargas e o ministro da aeronáutica, Salgado Filho.


Busto de Pedro Morganti, que dá nome ao aeroporto de PiracicabaAeroclube x Aeroporto

Há quem não diferencie, mas o aeroporto sedia o Aeroclube de Piracicaba. E eles têm funcionamentos diferentes. O aeroclube funciona de forma independente. O primeiro controla os pousos e decolagens, enquanto o segundo trata de formar pilotos de avião privados e comerciais.

De acordo com estatísticas do Daesp, que administrou o local até o final de 2012, com dados fechados até o mês de novembro, foram realizados 5.273 voos no ano passado, tendo como destino ou partida Piracicaba. Foram todos de passageiros, regulares ou não, já que a cidade não opera com carga. Nos 11 meses de 2012, estiveram em trânsito 2.334 aeronaves.

“O nosso aeroporto faz mais voos executivos ou desportivos. Chamamos de executivos todos aqueles que operam por empresas particulares, mas não temos aqui uma empresa de taxi aéreo”, conta o encarregado, Jorge Andrade.

O local também tem escola de paraquedismo e de aeromodelismo. Funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo. A pista tem extensão de 1.200 metros por 30 metros de largura. O estacionamento conta com 65 vagas para veículos e está localizado a dois quilômetros do centro da cidade. Estão instalados oito hangares, incluindo o mais recente, da Polícia Militar, que reúnem 20 aeronaves baseadas no local.

Já o Aeroclube forma, por ano, quatro novas turmas de pilotos. Os que tiram brevê para piloto de aviação privada precisam cumprir uma carga de 40 horas. Para ser habilitado a piloto de aviação comercial é necessário frequentar 150 horas de aula. E só pode se inscrever se já estiver habilitado como piloto privado. Hoje o Aeroclube de Piracicaba forma uma média de 70 profissionais por ano, que contam com seis aeronaves para as aulas práticas. (por Ronaldo Victoria)

Contato Aeroclube: (19) 3433.1671

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br