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Como transformar seu site em dinheiro no caixa

Publicado na Revista Monte Alegre | 14ª Edição | Junho | 2013

Você conhece o retorno de investimento do seu website?

Você sabe que ter um website para sua empresa é muito importante. Sua agência de publicidade já te disse isso, você já leu a respeito por aí e até seus filhos já insistiram no assunto.

Mas a pergunta que poucos empreendedores realmente se fazem é: ‘O que realmente espero atingir com o meu site?’. Você até pode rapidamente responder que ele é sua vitrine virtual, que todo mundo tem, que hoje em dia isso é fundamental.  E tudo isso é verdade. Mas se você não souber que tipo de retorno espera desse investimento, dificilmente vai encontrá-lo. E ainda corre o risco de, muitas vezes, terminar por construir algo que não passa de um cartão de visitas virtual um pouco mais robusto.

Vou dar uma dica que talvez você desconheça. Uma das melhores coisas que você pode fazer no seu site é utilizá-lo para aumentar sua lista de e-mails. Essa lista é um dos maiores bens que uma empresa pode ter, pois é um precioso arquivo de clientes interessados no que você faz, prontos para saber o que você tem a oferecer. Essa lista pode ser uma de suas maiores ferramentas de vendas.

E seu site é uma das melhores formas de construí-la cuidadosamente ao longo do tempo. Mas para isso não basta jogar um formulário de newsletter perdido em qualquer lugar.  Não, isso não serve para quase nada. Para construí-la você precisa pensar em todo o seu site como uma máquina de geração de leads (esse é o termo para quem se inscreve na lista) e, é claro, como sempre, precisa fazer isso de forma estratégica.

O objetivo seguinte é converter esses leads em vendas. Então, o foco não é apenas ter uma lista enorme de e-mails, mas ter uma que funcione, uma que converta (em vendas), que traga renda efetiva para o seu negócio.

Para fazer tudo isso você precisa ter uma estratégia de comunicação que inclua e-mail marketing bem feito (nada de spam!). Precisa de uma estratégia de vendas que ande junto com a de comunicação. E precisa usar o seu site para potencializar tudo isso o máximo que puder.

Sei que parece muita coisa, mas é possível pensar, e implantar aos poucos. Meu desejo aqui é apenas plantar essa sementinha, fazendo com que você pense estrategicamente uma ferramenta que pode dar um retorno muito maior do que você imaginava.

Giovanna Baccarin é comunicadora, estrategista e palestrante. Especializada em marketing online e presença digital.

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