Fazemos acontecer

Quem tem medo da celulite?

Publicado na Revista Monte Alegre | 15ª Edição | Julho | 2013
Foto: Divulgação

Problema afeta quase que a totalidade das mulheres, mas tem tratamento e pode ser evitado

Ela ataca sem dó e nem piedade praticamente dez entre dez mulheres. O pior é que a celulite está se instalando cada vez mais cedo no corpo feminino, deixando aqueles furinhos torturantes nas pernas e no bumbum da mulherada. A boa notícia é que este mal pode ser, sim, evitado e, melhor ainda, tem tratamento. Basta força de vontade, disciplina e boa orientação profissional.

Especialista em medicina estética, a médica Alessandra Nalin responde a algumas das principais dúvidas sobre a celulite. Confira.

Qual a origem da celulite?

É um problema que pode ser genético, mas o aumento da produção dos hormônios femininos pode ser considerado a sua principal causa. Maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, uso de anticoncepcionais e tabagismo são fatores que agravam e muito este problema, que afeta não apenas as pessoas que estão acima do peso. Até mesmo as magrinhas são vítimas da celulite.

Os tratamentos estéticos são eficazes contra a celulite?

Esses tratamentos estão cada vez mais modernos e eficazes e a escolha do procedimento mais adequado depende do grau da celulite. No grau 1, a celulite é considerada leve e os furinhos não são visíveis. Como ela ainda está no começo e é interna, as alterações só podem ser percebidas ao contrair ou apertar a pele. Quem está nesse grau, pode usar um creme específico ou fazer sessões de drenagem linfática, uma massagem que estimula a circulação e a eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Outra opção é o ultrassom, que emite vibrações de baixa frequência para ativar a circulação e eliminar o excesso de líquidos.

E para problemas em estado mais avançado?

No grau 2, a celulite é moderada. A pele tem aspecto acolchoado e os furinhos já são aparentes, mesmo sem contrair a região. A partir do grau 3, eles já são bem visíveis, a pele fica áspera e inchada, é possível sentir os nódulos ao apalpar a região. Os procedimentos mais indicados são a mesoterapia, feita com a aplicação de injeções com substâncias que intensificam a eliminação de gordura, ou a carboxiterapia aquecida, com aplicações de injeções de gás carbônico quente para melhorar a circulação na região. Quando a celulite atinge os graus 3 e 4, está no seu estágio mais grave, com nódulos profundos e muito visíveis, que podem causar dores. Para tratar, é preciso recorrer aos tratamentos mais radicais e até mesmo às intervenções cirúrgicas como a subcisão, que solta as fibras que repuxam a pele. Também é usada uma técnica com um aparelho de radiofrequência,  que queima a gordura nas camadas mais profundas da pele e traz excelentes resultados.

O melhor a fazer, então, é evitar a celulite, não é?

Exatamente. Além de investir nos procedimentos estéticos, vale a pena adotar uma fórmula simples para evitar a celulite. Tenha hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, evite os alimentos gordurosos, o excesso de sal e de açúcar, prefira as frutas, verduras, legumes e alimentos com fibras. Abandone o cigarro, pratique atividade física. Andar de bicicleta, correr ou caminhar pelo menos três vezes por semana são formas de estimular a circulação e queimar a gordura corporal, diminuindo, assim, a incômoda celulite.


Alessandra Nalin (CRM 86055) é médica especializada em medicina estética. Contato: (19) 3432-8136.

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br